TIPO DE PROJECTO
Os olhos nas mãos, a cabeça no coração
O projeto os olhos nas mãos, a cabeça no coração foi apresentado pela primeira vez no contexto do IV Seminário Musas em Acção (26 de outubro de 2023, casa comum, Reitoria da Universidade do Porto), sob forma de ‘comunicação-performance’ e depois publicado na revista interartes Skhema. A presente versão tem por base essa sua primeira instanciação, um ciberpoema de natureza (re)combinatória e multimodal que dialogou durante cerca de vinte minutos com (re)leituras entre-cortadas de obras consideradas fundamentais numa potencial exploração multidisciplinar da noção de corpo (feminino) e respetivas transformações operadas sobre este no eixo indivíduo-tecnologia-sociedade.
Na construção do ciberpoema, trabalhamos com vocabulário extraído da obra de Monique Wittig, O Corpo Lésbico, publicado pela primeira vez em 1973 e que, lamentavelmente, ainda não conhece edição em Português Europeu. Potencialmente infinitas nas suas (re)combinações, estes vocábulos procuram ganhar vida e existência concreta no contacto intermedial com uma maquimanipulação de A Noiva de Frankenstein, película de James Whale, de 1935. A cada toque no ecrã, uma camada sonora vai-se sobrepondo à leitura, quebrando o ciclo e adicionando ruído retroativo.
Agradecimentos: À Inês Cardoso, da Skhema, pelo pretexto; à Marinela Freitas, do ILCML, pelo contexto; ao Paulo e Ricardo, da Livraria Aberta, pelo intertexto; e ao Luís Trigo, do CODA, pelo prot”ex”to.